Plano de atividades para o ano 2014


Janeiro 

·         Domingo dia 26 - participação na 18.º edição do Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras, que decorre anualmente na sede do concelho.

·         Durante todo o mês, o grupo de cantadores da associação volta a percorrer a freguesia, cantando as Janeiras no desejo de manter vivas as tradições da nossa cultura e contribuindo para que os mais novos as conheçam e para que os mais velhos as recordem.  

 

Maio

·         Domingo, dia 4 - 2º encontro de cantares ao desafio – Um evento que pretende estabelecer uma ligação entre a comunidade local, os tocadores, cantadores  e visitantes, dinamizando esta atividade cultural e social.

 

Junho

·         Domingo, dia 29 – Mais um passeio motard na certeza que será outra grande jornada de confraternização entre sócios, familiares e amigos.

 

Julho

·         Sábado e domingo, dias 12 e 13, Passeio ao Santuário de Fátima, atualmente um dos mais importantes locais de peregrinação em Portugal entre os Católicos, com cerca de 5 milhões de visitantes por ano. Tempo para explorar e visitar a Capelinha das Aparições, a Basílica, a Igreja da Santíssima Trindade, assim como tempo também para assistir a uma Celebração e para comprar lembranças.

 

Agosto

·         Sábado, dia 9 – Festa de Aniversário associativo – trata-se de um evento comemorativo de aniversário que contempla várias iniciativas de âmbito cultural e recreativo.

·         Domingo, dia 24 - Passeio a Stª Tecla - No monte Santa Tecla, o visitante encontra testemunhos do paleolítico e neolítico, especialmente no povoado celta com as suas cabanas circulares e todo um conjunto de muralhas de proteção. No cume existe a eremita de Santa Tecla.
Esta povoação foi construída na idade do ferro e ocupa uma grande extensão de território, em diferentes locais do monte.

 

Setembro

 

·         Sábado, dia 13 – desfolhada “reviver tradições” Setembro é mês de referência da colheita do milho , então para reviver o que outrora era uma festa do campo, realizamos neste dia  a desfolhada à moda antiga e assim manter viva uma tradição.

 

·         Participação no cortejo etnográfico, inserido no programa de festas de S. Miguel, Cabeceiras de Basto. Em representação da Faia, visa relembrar a sua história, usos, costumes e tradições de várias formas, utilizando carros alegóricos… expondo com outras freguesias participantes tudo isso, num desfile que fará o público recuar no tempo.

 

 
Novembro

 

·         Domingo, dia 16, -  Magusto - Uma festa popular já com tradição associativa , cuja forma de celebração consiste simplesmente na degustação da castanha acompanhada de vinho ou água-pé em redor da fogueira, entoando cantigas ao som de concertinas, num convívio salutar entre associados e todos os que se queiram associar à festa.

 

 

 

Nota: O Plano de atividades,por motivos de força maior, pode eventualmente ser alterado.

1 comentário:

  1. O adágio popular de "A FAIA FANFA"- está sempre atualizado---Com as suas gentes estarem sempre dispostas a colaborarem, mesmo em tempos de crise, nos costumes e eventos, como seja a tradição da musica a aoompanhar a visita pascal, festejos em honra do Padroeiro, comparticipar nas despesas quer para eventos religiosos ou profanos, dando vida e alegria a esta terra minhota que muito estimo.

    ResponderEliminar